sexta-feira, 16 de julho de 2010

Arruda


Nome: Arruda - Ruta graveolens
Família: Rutacea

Origem: Europa Meridional.

Nomes Populares: Arruda Comum, Arruda dos Jardins, Arruda Fedorenta, Ruta, Ruta de Cheiro Forte.

Cultivo - Solo/Clima: Arruda se dá muito bem em Solos mais pobres, levemente alcalinos e bem drenados. Gosta de sol pleno algumas horas e sombra o resto do dia.
Partes usadas: Planta inteira.

História e Uso Medicinal:

A arruda desde muito tempo está ligada a magia e religião, é usada em muitos rituais africanos, no começo da era cristã era considerada uma erva santa e seus ramos eram usados para jogar água benta nos fiéis em missas solenes. Na Idade Média era considerada proteção contra as bruxas. Acredita-se que foram os portugueses que introduziram um hábito, muito usado no Brasil, de se colocar um raminho atrás da orelha para afastar mau-olhado. Além de ser usada contra mau-olhado, a arruda contém rutina ,uma substância que aumenta a resistência dos capilares sangüíneos, combatendo as varizes. Popularmente é usada para restabelecer e aumentar o fluxo menstrual e também como vermífugo.

Seu cheiro acentuado é considerado um excelente inseticida.

CUIDADO: O uso interno desta erva é desaconselhado pois em grandes quantidades pode causar hiperemia dos órgãos respiratórios associadas a hemorragias, vômitos, sonolência e convulsões. A arruda é abortiva, sua ação anticoncepcional provém da inibição da implantação do óvulo no útero da mulher. Proibida para gestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário