quinta-feira, 15 de julho de 2010

Aproveitamento integral de alimentos


O combate ao desperdício pode começar de maneiras bem simples, como através do aproveitamento das partes tradicionalmente não usadas dos alimentos. Este é o fundamento do projeto Aproveitamento Integral de Alimentos, elaborado pelas nutricionistas Regina Glória Ramos, Daniela Carvalho Salaberga e Ariane Fontes dos Santos.

A idéia surgiu de uma preocupação da socióloga Nadja Moraes, que em sua trajetória de resgatar perdas de autoestima e cidadania percebeu que o resgate de valores deve acontecer nos mais diversos sentidos. Tendo como aliada Regina Glória Ramos, elegeu como estratégia de ação o combate ao desperdício de alimentos, destacando seu valor nutricional.

As receitas apresentadas a seguir são apenas uma pequena amostra do que pode ser feito se soubermos utilizar aquilo que iria para o lixo: talos, cascas, folhas e sementes podem dar um sabor especial às receitas convencionais, resultando em produtos saborosos, de baixo custo e altamente nutritivos.

DOCE DE CASCA DE BANANA

Ingredientes:
Cinco xícaras (chá) de cascas de banana nanica bem lavadas e picadas.
Duas xícaras e meia (chá) de açúcar.
Como preparar:

Cozinhe as cascas, em pouca água, até amolecerem. Retire do fogo e escorra. Bata as cascas com um pouco de água no liquidificador e passe por uma peneira grossa. Junte o açúcar e leve ao fogo, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela.

Rendimento: 12 porções.
Valor calórico de cada porção: 135,4 cal.

Dicas: Para fazer docinhos de enrolar, depois de passar as bananas batidas com água pela peneira grossa acrescente duas colheres (sopa) de farinha de trigo e leve ao fogo, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela. Deixe esfriar um pouco e adicione uma colher (sopa) de margarina, misturando bem. Deixe esfriar, enrole e passe em açúcar cristal.

PATÊ DE TALOS

Ingredientes:
500 gramas de ricota.
Duas xícaras (chá) de talos de beterraba, agrião e espinafre.
Uma xícara (chá) de azeite de oliva.
Duas colheres (sopa) de molho de soja.
Duas colheres (sopa) de molho inglês.
Meia xícara (chá) de salsa e cebolinha picadas.
Meia xícara (chá) de rama de cenoura picada.
Meia xícara (chá) de maionese.
Sal e pimenta do reino a gosto.
Como preparar:

Numa tigela amasse bem a ricota com um garfo. Adicione o restante dos ingredientes e misture bem até obter a consistência de pasta.

Rendimento: 12 porções.
Valor calórico de cada porção: 135,4 cal.
Dicas: Substitua o azeite de oliva por óleo de soja, girassol ou milho e acrescente dez azeitonas pretas ou verdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário