segunda-feira, 25 de outubro de 2010

GATOS e o HALLOWEEN


Aproxima-se o dia de Halloween. Esta tradição é celebrada na noite de 31 de Outubro, em países como os Estados Unidos da América e o Reino Unido. Em Portugal não temos uma tradição de Hallowwen, já que ela tem origem nas tradições célticas irlandesas. Ao Halloween estão associados muitos símbolos, como bruxas, vassouras, morcegos e gatos, especialmente gatos pretos.

E porquê os gatos e particularmente os gatos pretos?

Acreditava-se que a lua cheia marcava a época de praticar certos rituais ocultos. O gato estava associado às bruxas por superstição. Acreditava-se que as bruxas podiam transferir seus espíritos para gatos, então acreditava-se que todas as bruxas tinham um gato.

O gato era tido como "um espírito familiar" e muitos eram mortos quando se suspeitava serem uma bruxa. Os druidas também tinham os gatos como animais sagrados, acreditando terem eles sido seres humanos transformados em gatos como punição por algum tipo de perversidade. Representavam portanto seres humanos encarnados, espíritos malvados, ou os "espíritos familiares" das bruxas.

A cor do gato originalmente não era um factor importante. Embora o gato preto fosse o mais perseguido. Na Idade Média, quando se acreditava que os felinos, devido a seus hábitos nocturnos, tinham parte com o demónio – e se o bichano era da cor negra, habitualmente associada às trevas, pior ainda para ele. Assim, no imaginário medieval, o gato preto tornou-se tão inseparável da mística figura da feiticeira quanto a vassoura voadora.

No século XV, o papa Inocêncio VIII (1432-1492) chegou a incluir o pequeno animal na lista de perseguidos pela inquisição, campanha assassina da Igreja Católica contra supostas heresias e bruxarias.

A perseguição atingiu seu auge na Inglaterra do século XVI, época de repentino aumento da população felina nas cidades. Consta que, certa noite de 1560, em Lincolnshire, um gato preto foi ferido à pedrada. Encurralado, ele refugiou-se na casa de uma velhota que costumava dar abrigos a gatos de rua. No dia seguinte, a velhinha também apareceu ferida – o que fez o povo local concluir que ela era uma bruxa e o gato preto, o seu disfarce nocturno. Nessa tentativa de combater o paganismo, a Inquisição inverteu uma tradição milenar, pois os gatos eram reverenciados como divindades, principalmente entre os antigos egípcios. Na França, a perseguição aos gatos durou até 1630, quando foi proibida pelo rei Luís XIII (1601-1643

Fonte:gato.catish.net

2 comentários:

  1. Excelente post! rico material. Pena que o preconceito com os pobres bichanos persista até hoje!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir