segunda-feira, 26 de abril de 2010

Quem é Krishna ?


Apesar de possuir muitos nomes e formas, Deus é um só, manifestando-se de forma diferente de acordo com o tempo, lugar e circunstâncias. Por isso, não há diferença entre o “Deus Hare Krishna”, o “Deus Cristão”, o “Deus Muçulmano”, ou “qualquer outro”. Deus é sempre um só, mesmo sendo chamado por Krishna, Javé, Jeová, Buddha, Rama, Alá, dentre outros nomes.

Assim como uma pessoa pode ser conhecida por várias denominações, e pessoas famosas recebem ainda mais adjetivos, como artistas e esportistas, passando a ser reverenciados por eles, Deus possui infinitos nomes, pois é ilimitado. Portanto, cada um dos nomes revela um aspecto divino, sendo que Krishna quer dizer “O Todo-atrativo”.

Mas como definir e compreender Deus? De acordo com Bhagavad-gita, a principal escritura da Sociedade Internacional da Consciência de Krishna (ISKCON), a compreensão de Deus inclui três importantes níveis de conhecimento.

Pode-se compreender Deus como Brahman, uma energia espiritual amorfa e onipenetrante; como Paramatma, a Superalma situada nos corações de todos seres vivos; e, enfim, como Bhagavan, a pessoa Suprema. As três estariam corretas, pois Deus existe em todas elas. Contudo, Bhagavan, de acordo com os Vedas, seria a compreensão mais elevada. Nesta forma pessoal, em que a pessoa pode desfrutar de uma comunhão íntima com o Supremo, Krishna é a fonte original, de onde vem todos os demais avatares (encarnações), como Buddha e Rama.

Krishna, a Suprema Personalidade de Deus, é descrito detalhadamente nas escrituras védicas e esteve neste mundo há cerca de 5 mil anos atrás, realizando inúmeras atividades inconcebíveis, se analisadas com o nosso parâmetro material. Eternamente, Krishna reside em Goloka Vrindavana o mundo espiritual, realizando diversos passatempos com os seus associados mais íntimos. Os Vedas nos ensinam que, na atual era, o meio mais acessível e efetivo de nos aproximarmos do nível máximo de conhecimento sobre Deus é cantar de Seus santos nomes na forma do mantra Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. Por isso cantamos!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário