segunda-feira, 22 de março de 2010

Artemis


Podemos dizer que essa é uma deusa de várias origens, já que a imagem dela parece ter sido formada da união de várias divindades diferentes. Isso se percebe até pela contradição entre algumas matérias das quais ela é deusa: Ártemis é responsável pela alimentação, por ser a deusa da caça; mas ela também é a legisladora que determina se alguma presa pode ou não ser abatida, por ser a deusa protetora dos animais.
Em cada região da Grécia, ela era chamada por nomes diferentes, que, supostamente, seriam nomes de deusas menores que foram associadas a ela ao longo dos séculos.
O culto de Ártemis tava muito associado ao culto de Apolo. Quando os gregos ofereciam culto a Apolo, Ártemis era quase sempre, no mínimo, mencionada durante o ritual. E vice-versa, é claro. E essa ligação entre esses 2 deuses parecia algo tão indissolúvel que eles passaram a ser vistos como irmãos gêmeos e versão masculina e feminina um do outro. Inclusive, já que Apolo é o deus do Sol, Ártemis também passou a ser considerada a deusa da Lua, nos períodos de crescente e minguante (na maioria das culturas, a Lua é considerada a versão feminina do Sol).
Ártemis e Apolo também eram considerados, em várias regiões da Grécia, os deuses-protetores das crianças e dos adolescentes.
Muitas características de Ártemis, tanto na mitologia quanto na religião, são uma simples releitura das características de Apolo, sob uma condição relativamente mais feminina.
Mas também existem grandes diferenças entre eles...
Como Apolo era considerado o deus masculino mais lindo de todos, os mitos e lendas populares mencionam uma infinidade de relações dele tanto com homens quanto com mulheres, resultando em dezenas de filhos. Mas Ártemis, muito pelo contrário, era retratada como uma deusa virgem e intocável. E geralmente era imaginada matando quem atentasse contra a virgindade dela. Mas essa virgindade era por um motivo muito prático: evitar a gravidez. Gerar e parir um filho é algo abominável pra essa deusa. Em vez disso, proteger e educar uma criança é algo muito mais bem aceito por ela.
De qualquer forma, por causa disso, os sacerdotes e sacerdotisas dela eram quase sempre obrigados a fazer voto de castidade. E a deusa, acreditavam eles, castigaria da forma mais cruel e violenta possível quem ousasse quebrar esse voto.
Ártemis também era sempre imaginada como a deusa que não pede pra ser defendida por ninguém: quando se sente ameaçada ou desrespeitada, ela se defende e se vinga com as próprias mãos. Não faltam mitos e lendas que mencionam essa deusa matando a flechadas aqueles que ofenderam ela de alguma forma ou mesmo se transformando em animais pra, nessa forma, matar ou provocar a morte dos que ofenderam ela.
Ela é o símbolo religioso da mulher independente, que caça sua própria subsistência, sabe se defender sozinha, não sente nenhuma falta de um marido que engravide ela e consegue se bastar sozinha de uma forma tão forte que nem o contato sexual com outra pessoa parece algo muito importante.
Todos os animais simbolizam Ártemis, já que ela protege todos eles. E um dos vegetais que mais simbolizam ela é a artemísia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário