quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Magia dos enfeites para o Halloween.

As crianças participam desta festa e com a ajuda dos pais, usam fantasias e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.
Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).
Para quem quiser entrar nesta festa aqui tem alguns significados simbólicos:
A abóbora simboliza a fertilidade e a sabedoria. Foi utilizada como proteção para que uma vela não se apagasse em uma historia fictícia e perdurou na tradição das festas de halloween.
A vela indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral. No Halloween são usadas nas cores roxa, preta e laranja.
O caldeirão faz parte da cultura e da tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas ou mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos ou desejos. É dentro dele que as coisas se transformam: o grão se torna alimento, a raiz vira remédio. É nele que as bruxas preparam feitiços, poções e acendem o fogo para os rituais.. Ritual: os bilhetes com os pedidos, devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.
A vassoura simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas. É importante ficar atento, pois uma vassoura de Halloween não varre o chão. Aliás, sequer deve tocá-lo. Ela serve para varrer as más energias.
As moedas devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.
As máscaras personificam e caracterizam, estimulam a criatividade e divertem. E representam desejos frustrados.
Os chapéus pontudos simbolizam a hierarquia sacerdotal entre as bruxas e direciona a conexão com o Universo.
Os monstros simbolizam as transformações. É uma forma de colocar para fora tudo aquilo que não serve mais, de tirar de dentro de si tudo aquilo que está velho. E então abrir lugar para o novo.
A coroa e o bastão são símbolos de autoridade e comando, de realeza, de elevado nível cósmico.
A varinha mágica é o instrumento direcionador de energias, com ela as bruxas são capazes de invocar deuses e direcionar as magias e desejos.
O cajado simboliza a sabedoria e o desligamento do que é material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário