quinta-feira, 24 de junho de 2010

ALGUMAS MANEIRAS DE TRABALHAR COM OS ELEMENTAIS - EXERCÍCIOS:


MEDITAR RESPIRANDO
A arte da meditação, de Daniel Goleman.
Para fazer esta primeira meditação, procure uma posição confortável, mas não confortável demais, para não correr o risco de adormecer. Desaperte o cinto e use roupas folgadas. Não e preciso sentar-se numa posição de ioga para meditar. basta uma cadeira de espaldar reto e firme, ou qualquer lugar em que você possa sentar-se confortavelmente com as costas apoiadas.
Sente-se numa posição ereta, mas relaxada. Mantenha a cabeça, o pescoço e a coluna vertebral alinhados, como se um grande balão de gás estivesse puxando sua cabeça para o alto.
Manter a cabeça ereta ajuda a mente a permanecer alerta, o que é uma condição essencial na meditação.
Feche os olhos e mantenha-os fechados até o final da meditação...
Muito bem, vamos começar...
Comece prestando atenção na sua respiração, no fluxo natural do ar que entra e sai por suas narinas, ou no seu ventre que sobe quando você inspira e desce quando expira.
Observe todas as sensações ligadas à sua respiração... o movimento do ar... o calor... tudo o que você sentir. Não procure controlar a respiração... respire naturalmente prestando atenção ao ar que entra e sai...
Se a respiração estiver superficial, deixe-a ficar assim.
Se ela for mais rápida ou mais lenta, deixe-a ficar do jeito que está...
A própria respiração se regula...
Enquanto medita, você só precisa prestar atenção nela...
Quando você perceber que sua mente dispersou, traga-a suavemente de volta para a respiração.
Durante essa meditação, os pensamentos, os planos, as lembranças, os sons, as sensações, tudo o que for diferente da sua respiração será considerado uma distração.
Livre-se desses pensamentos.
Tudo o que vier à sua mente desviando a atenção da respiração é, a partir de agora, uma distração.
Não se preocupe nem se culpe se sua mente se distrair com outros pensamentos... isso é natural. Cada vez que isso acontecer, basta trazer suavemente o foco da atenção para sua respiração...
Tente prestar atenção em cada respiração durante todo o tempo que ela durar: toda a inspiração, toda a expiração...
Para ajudar sua mente a se concentrar na respiração, repita em silêncio uma palavra para cada inspiração e para cada expiração: se você se concentrar no ar que entra e sai das narinas diga em sua mente "dentro" para a inspiração e "fora" para a expiração. Se a concentração estiver no movimento de seu ventre, diga em silêncio "subindo" para a inspiração e "descendo" para a expiração.
Faça com que essas palavras sejam como uma suave música de fundo em sua, mente... um murmúrio bem leve...
Preste atenção no que você sente ao respirar, e não apenas na mera repetição das palavras.
Tome consciência de cada inspiração e de cada expiração...
Quando sua mente for ocupada por outros pensamentos, traga-a suavemente de volta para sua respiração...
Deixe a respiração seguir seu ritmo natural.. Se ela for superficial ou profunda, lenta ou rápida, não interfira em seu ritmo... basta prestar atenção nela...
Observe toda a inspiração... toda a expiração... dentro... fora... subindo... descendo...
Mantenha sua atenção alerta...
Dentro... fora... subindo... descendo...
Observe cada respiração... toda a respiração...
Cada vez que sua mente se afastar da respiração, traga-a suavemente de volta...
Agora, pare um pouco... observe seu corpo... veja como ele se sente... como você se sente...
Quando quiser, abra os olhos...

EXERCÍCIO PARA CONCENTRAÇÃO - VISUAL
Coloque alguns objetos à sua frente, por exemplo, um garfo, uma faca, uma cigarreira, um lápis, uma caixa de fósforos, e fixe o pensamento em um deles, durante algum tempo.
Memorize exatamente sua forma e sua cor.
Depois feche os olhos e tente imaginar esse mesmo objeto tão plasticamente, quanto ele é na realidade.
Caso ele lhe fuja do pensamento, tente chamá-lo de volta. No início você só conseguirá lembrar-se dele por alguns segundos, mas com alguma perseverança e repetição constante, de um exercício a outro o objeto se tornará cada vez mais nítido, e a fuga e o retorno do pensamento se tornarão cada vez mais raros.
Não devemos desanimar com alguns fracassos iniciais e se nos cansarmos, devemos passar ao objeto seguinte. No começo não se deve praticar o exercício por mais de dez minutos, mas depois deve-se aumentar a sua duração gradativamente até chegar a meia-hora.
Depois de superarmos essa etapa podemos prosseguir, tentando imaginar os objetos com os olhos abertos. Os objetos devem tornar-se visíveis diante de nossos olhos como se estivessem suspensos no ar, e tão plásticos a ponto de parecerem palpáveis.
Não devemos tomar conhecimento de nada que esteja em volta, além do objeto imaginado. Nesse caso também devemos controlar as perturbações com a ajuda do colar de contas.
O exercício será bem sucedido quando conseguirmos fixar nosso pensamento num objeto suspenso no ar, sem nenhuma interferência, por no mínimo cinco minutos seguidos.

EXERCÍCIO PARA CONCENTRAÇÃO - AUDITIVO
Depois da capacidade de concentração visual, vem a capacidade auditiva. Nesse caso a força de auto-sugestão tem no início uma grande importância.
Não se pode dizer diretamente: "Imagine o tic-tac de um relógio" ou algo assim, pois sob conceito "imaginação" entende-se normalmente a representação de uma imagem, o que não pode ser dito para os exercícios de concentração auditiva. Colocando esse idéia de um modo mais claro, podemos dizer: "Imagine estar ouvindo o tic-tac de um relógio".
Para fins elucidativos usaremos essa expressão; portanto, tente imaginar estar ouvindo o tic-tac de um relógio de parede.
Inicialmente você só conseguirá fazê-lo durante alguns segundos, mas com alguma persistência esse tempo irá melhorando gradativamente e as perturbações diminuirão.
Depois, você deverá tentar ouvir o tic-tac de um relógio de bolso ou de pulso, e ainda, o badalar de sinos nas mais diversas modulações.
Faça outras experiências de concentração auditiva, como toque de gongo, pancadas de martelo e batidas em madeiras; ruídos diversos, como arranhões, arrastamento dos pés, trovões, o barulho suave do vento soprando e até o vento mais forte de um furacão, o murmúrio da água de uma cachoeira, e ainda, a música de instrumentos como o violino e o piano. Neste exercício o importante é concentrar-se só auditivamente e não permitir a interferência da imaginação plástica. Caso isso aconteça, a imagem deve ser imediatamente afastada; no badalar dos sinos, por exemplo, não deve aparecer a imagem dos sinos, e assim por diante.
O exercício estará completo quando se conseguir fixar a imaginação auditiva por no mínimo cinco minutos.

EXERCÍCIO PARA CONCENTRAÇÃO - SENSORIAL
O exercício seguinte é a concentração na sensação. A sensação escolhida pode ser de frio, calor, peso, leveza, fome, sede, e deve ser fixada na mente até se conseguir mantê-la, sem nenhuma imaginação auditiva ou visual, durante pelo menos cinco minutos.
Quando formos capazes de escolher e de manter qualquer sensação, então poderemos passar ao exercício seguinte.

EXERCÍCIO PARA CONCENTRAÇÃO - OLFATIVO
Imaginemos o perfume de algumas flores, como rosas, lilases, violetas ou outras, e fixemos essa idéia, sem deixar aparecer a representação visual dessas flores. A mesma coisa deve ser feita com os mais diversos odores desagradáveis.
Esse tipo de concentração também deve ser praticado até se conseguir escolher qualquer um dos odores e imaginá-lo por pelo menos cinco minutos.

EXERCÍCIO PARA CONCENTRAÇÃO - GUSTATIVO
A última concentração que nós sentimos é a do paladar. Sem pensar numa comida ou bebida e imaginá-la, devemos concentrar-nos em seu gosto. No início devemos escolher as sensações de paladar mais básicas, como o doce, o azedo, o amargo e o salgado. Quando tivermos conseguido firmá-las, poderemos passar ao paladar dos mais diversos temperos, conforme o gosto do aprendiz. Ao aprender a fixar qualquer um deles, segundo a vontade do aluno, por no mínimo cinco minutos, então o objetivo do exercício terá sido alcançado.
Constataremos que esta ou aquela concentração será mais ou menos difícil para um ou outro aprendiz, o que é um sinal de que a função cerebral do sentido em questão é deficiente, ou pelo menos pouco desenvolvida, ou atrofiada.
A maioria dos sistemas de aprendizado só leva em conta uma, duas, no máximo três funções. Os exercícios de concentração realizados com os cinco sentidos fortalecem o espírito e a força de vontade; com eles nós aprendemos não só a controlar todos os sentidos e a desenvolvê-los, como também a dominá-los totalmente. Eles são de extrema importância para o desenvolvimento mágico, e por isso não devem ser desdenhados.

EXERCÍCIO DA DANÇA
Relaxe profundamente, feche seus olhos. Solte suas lembranças e deixe-a buscar as primeiras músicas que você escutou em sua vida. Sinta-se a vontade para cantá-las em pensamento.
Aos poucos, vá deixando que determinada parte de seu corpo (apenas uma parte dele) comece a dançar a melodia que você está mentalmente cantando.
Passados 5 minutos, pare de cantar e escute os ruídos que te cercam. Componha com eles uma música e dance, agora, com todo o corpo. Evite pensar em qualquer coisa, mas procure lembrar das imagens que aparecerão espontaneamente.
A dança é uma das mais perfeitas formas de comunicação com a Inteligência Infinita.
A duração deste exercício deve ser de aproximadamente 15 minutos.

EXERCÍCIO DA AUDIÇÃO
Feche os olhos... Relaxe o mais que puder. Só concentre-se, por alguns minutos, em todos os sons que estão ao seu redor.
Imagine-os como uma grande orquestra.
Aos poucos, vá decifrando cada um deles em separado. Concentre-se em cada um, como se fosse apenas um instrumento tocando. Procure eliminar os outros sons da sua mente.
Com a realização diária deste exercício, você começará a ouvir vozes. Aos poucos descobrirá que são vozes de entes queridos, que se foram, futuros ou presentes, todos participando da memória do tempo.
Duração mínima: 10 minutos

EXERCÍCIO DAS SOMBRAS
Durante 5 minutos, fique olhando todas as sombras de objetos ao seu redor. Procure saber exatamente que parte do objeto está sendo refletida.
Nos 5 minutos seguintes, continue fazendo isto, mas ao mesmo tempo, focalize o problema que deseja resolver e busque todas as soluções possíveis para ele.
Finalmente, dê mais 5 minutos, olhando para a sombra e pensando qual as soluções certas que sobraram. Elimine uma a uma até restar apenas a solução exata para problema.

SOPRO DE RAM
Soltar todo o ar dos pulmões, esvaziando-os o mais possível.
Depois, inspirar lentamente à medida que levanta os braços até o alto.
Enquanto inspira, concentre-se e visualize entrar dentro de você, muito amor, paz e harmonia.
Mantenha a respiração presa e os braços levantados o máximo possível, gozando a harmonia interior e exterior.
Quando chegar ao limite, solte todo o ar numa rápida expiração, enquanto pronuncia a palavra RAM.
Repita tudo por 5 minutos.

EXERCÍCIO DO MORTO
Deite-se no chão e cruze as mãos sobre o peito na postura de morto.
Imagine todos os detalhes de seu enterro como se ele fosse ou se estivesse sendo realizado. A única diferença é que você está sendo enterrado vivo. A medida que a história vai se desenrolando... capela, caminhada até o túmulo, etc, você vai tensionando cada vez mais os músculos. Num desesperado esforço de se mover, mas você não consegue. Até que, quando não aguentar mais, num movimento que envolva todo o seu corpo, você atira longe a tampa de seu caixão, respira fundo e se vê completamente livre.
Este movimento terá mais efeito se for acompanhado de um grito saído do interior mais profundo do seu eu.

EXERCÍCIO DO DESPERTAR DA INTUIÇÃO
Faça uma poça de água em uma superfície lisa e que não absorva.
Olhe para esta poça durante algum tempo.
Depois comece a brincar, sem qualquer compromisso, sem qualquer objetivo, com a poça de água. Trace desenhos que não querem dizer nada.
Faça este exercício durante uma semana, demorando de um a 10 minutos cada vez.
Não procure resultados imediatos. Este exercício despertará aos poucos sua intuição.
Quando ela começar a se manifestar, confie nela.

EXERCÍCIO DA SEMENTE
Ajoelhe-se no chão. Depois sente-se nos seus calcanhares e abaixe o corpo, de tal modo que sua cabeça toque os joelhos.
Estique os braços para trás. Você está numa posição fetal.
Agora, relaxe e esqueça de todas as tensões.
Respire calma e profundamente.
Aos poucos, você vai percebendo que é uma minúscula semente, cercado pelo conforto da Terra. Tudo está quente e gostoso ao seu redor.
Você dorme um sono tranqüilo. De repente, um dedo se move. O broto não quer mais ser semente. Ele quer nascer.
Lentamente você começa a mover os braços e depois o corpo vai se erguendo, até que você estará sentado nos seus calcanhares.
Agora você começa a levantar-se, sempre com movimentos muito lentos, ficará ereto e de joelhos no chão.
Durante todo este tempo que você imaginou que é uma semente se transformando em broto e rompendo pouco a pouco a terra.
Chegou o momento de romper a terra por completo.
Se levante lentamente, colocando um pé no chão, depois o outro, lutando contra o desequilíbrio, como um broto luta para encontrar seu espaço. Até que você fique em pé, imagine ao seu redor, o sol, á água, o vento e os pássaros. Você é um broto que começa a nascer.
Levanta, devagar, os braços em direção ao céu.
Depois vai se esticando cada vez mais, cada vez mais, como se quisesse agarrar o sol que lhe dá forças.
Seu corpo começa a ficar cada vez mais rígido, seus músculos retesam-se todos, enquanto você se sente crescer, crecer, crescer, até se tornar imenso.
A tensão vai aumentando gradativamente até se tornar dolorosa.
Quando você não aguentar mais, dê um grito e abra os olhos.
Repita este exercício, durante 7 dias seguidos sempre no mesmo horário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário