sábado, 2 de maio de 2009

Culinaria Cigana


MANJAR DE SANTA SARA

Esse Manjar é servido durante a Slava de Sara Kali , no dia 24 de maio.Leite de coco
Açúcar
1 fava de baunilha
Amido de milho
Coco ralado
Ameixas secas
Claras de ovos
Limão

MODO DE PREPARARFaz-se a receita , misturando os ingredientes e levando ao fogo brando para cozinhar, até que se faça um mingau consistente.Depois disso , colocar numa forma de pudim, deixar esfriar e levar à geladeira até endurecer totalmente.Quando desenformar , bater algumas claras em neve, acrescentando açúcar, caldo e raspa de limão branco.Cobrir todo o manjar e levar rapidamente ao forno pré-aquecido para dourar.Serve-se em seguida.Para oferenda pessoal você deve acrescentar as claras em neve, cobrir com pétalas de flores brancas e levar ao mar, ascendendo as velas de virgem Sara, Santa Maria Salomé e Santa Maria Jacobé.OBS: O manjar da oferenda deve ser recheado de pedidos de graça .

KOLACO (Pão Cigano)

Como já sabemos o pão é um alimento sagrado.E este pão não deve ser cortado jamais com faca.Deve ser repartido com as mãos entre todos os presentes.Pois é servido pelos Romani nas Slavas ( festas comemorativas em louvor aos Santos) , batizados, casamentos e cerimõnias especiais.A magia do pão é tão somente a intenção de quem o faz, a sua energia pessoal, por isso na hora de prepara-lo é bom estar com pensamentos bons e puros, pensando somente coisas boas.É símbolo da vida, da harmonia e da amizade.

PARA 3 PÃES
1 quilo de farinha de trigo
1 litro de leite morno50 gramas de fermento para pão
3 ovos inteiros
1 colher e meia de manteigasal a gostomanteiga derretida
1 punhado de Erva-Doce
1 pouco de Cravo da Índia
Canela em casca.

MODO DE PREPARARMisture a farinha de trigo e o fermento dissolvido no leite morno. Acrescente os ovos e a manteiga, trabalhe a massa, sem sová-la.Acrescente um punhado de cravo da índia e sal a gosto.Deixe descansar coberta com um pano úmido, até crescer.Depois forme três ou mais pães redondos, e coloque para assar em um tabuleiro untado e polvilhado com farinha de trigo. Decore os pães com gravos e canela em casca.Derreta 3 colheres de manteiga e regue os pães. Deixe assar em forno pré aquecido a 250 graus, por 40 minutos.Caso ao final deste tempo ainda não estejam dourados e crescidos, mantenha-os no forno até que fiquem prontos.

BOLO LIBANITZA (CIGANO)
3 e ½ xícaras de farinha de trigo com fermento (controlar)
2 xícaras de amido de milho
1 xícara de açúcar refinado
1 colherinha de essência de baunilha
3 ovos batidos1 xícara de leite
100g de manteiga em temperatura ambiente

RECHEIO1 lata de leite condensado
½ xícara de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
3 ovos1 colherinha de essência de baunilha
50g de queijo parmesão ralado
200g de ricota picada
50g de coco ralado desidratado

MODO DE PREPARO1. Em uma vasilha misture farinha , amido, açúcar, baunilha e abra uma cova, junte a manteiga, ovos batidos e o leite, amasse inicialmente com a colher e depois com a mão até obter uma massa muito macia.2. Junte mais farinha aos poucos, para ficar com consistência de massa de modelar, meio úmida, levemente grudenta.3. Coloque em forma de abrir pequena (uns 30 cm de diâmetro).4. Espalhe a massa no fundo e laterais da forma, até o topo da borda,passe a mão pela farinha que ajuda a espalhar bem.5. Bata todos os ingredientes do recheio no liquidificador aos poucos.6. Coloque o recheio na forma sobre a massa.7. Asse em forno pré-aquecido para dourar, temperatura média/baixa cerca de 40 minutos, vai sair líquida e só depois de fria é que fica em ponto de cortar desenformar e cortar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário