sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Santa Bárbara
A 4 de Dezembro é comemorado, em todo o mundo, o dia de Santa Bárbara. A este propósito dá-se a conhecer um texto (extraído de uma palestra proferida pelo Prof. F. Mello Mendes no Instituto Superior Técnico, nas 1as Jornadas de Comemoração do Dia de Santa Bárbara, em 4 de Dezembro de 2003) acerca do historial e culto, que explica a origem da devoção dos mineiros por esta figura.
Para compreender a devoção dos mineiros por Santa Bárbara importa entrar um pouco no conhecimento da história da respectiva vida lendária. Sobre esta história existem numerosas versões, a mais difundida das quais considera Bárbara nascida no início do Séc. IV em Nicomédia, actual Ismite, cidade da antiga Bitínia, na Ásia Menor, junto ao Mar de Mármara; era então Imperador Romano Maximiano Hércules.
Segundo esta versão, Bárbara era uma jovem invulgarmente bela, filha de Dióscoro, homem rico e poderoso, adorador dos deuses grego-romanos. Este, desejando destinar sua filha a um bom casamento, que também constituísse para ele uma vantajosa aliança, e por ter de partir em viagem, encerrou-a numa torre, mandando construir ali um balneário com duas janelas.
No seu isolamento, Bárbara terá entrado em profunda meditação, acabando por se converter à fé cristã, então seriamente proibida no país e já motivadora de perseguições. Na ausência do seu pai, Bárbara mandou abrir no seu balneário uma terceira janela para que assim, segundo ela, recebesse uma luz que representasse a Santíssima Trindade. Também iluminada pela Santíssima Trindade terá desenhado uma cruz com o dedo, no mármore da balneário, que ali ficou profundamente gravada e que, conforme vários relatos, teve efeitos milagrosos para os que, mais tarde, a tocaram. Além disso mandou destruir os ídolos pagãos que seu pai ali tinha.
Quando Dióscoro regressou da viagem, interrogou sua filha, que explicou o que tinha feito e informou seu pai que recusava qualquer casamento, pois já se tinha destinado a Jesus Cristo. Aquele, furioso, desembainhou a espada para a castigar, o que fez com que Bárbara fugisse e se ocultasse no interior de um rochedo que, segundo a lenda, se terá aberto para a esconder. Numa versão da Idade Média, que situa a história lendária de Bárbara perto de Atenas, a jovem terá sido protegida por mineiros de Laurio que a esconderam na sua mina. Denunciada por um pastor, Bárbara terá sido entregue ao seu pai que a levou a Marciano, máxima autoridade romana da cidade, acusando-a de professar o Cristianismo. Marciano quis perdoá-la, se Bárbara aceitasse os deuses de Roma, mas a jovem terminantemente recusou.
Por várias vezes açoitada cruelmente, Bárbara terá pedido sempre o auxílio a Deus, tendo Jesus aparecido assegurando-lhe que estaria sempre a seu lado, de modo que as crueldades dos tiranos nada pudessem contra ela. Nesse momento, Bárbara ter-se-á sentido curada e terá dado muitas graças a Jesus, assegurando-lhe que o seguiria para sempre.
Não conseguindo demovê-la da sua fé em Jesus, Marciano, no cúmulo do furor, tê-la-á mandado decapitar. Dióscoro, seu pai, que terá solicitado ser ele o executor, terá levado Bárbara ao alto de um monte onde esta se terá ajoelhado e pedido a Jesus que, na hora da sua iminente morte, a absolvesse de todos os seus pecados. Levada pela sua bondade, terá pedido também que a mesma graça fosse concedida a todos os que, em situações de morte iminente, por seu intermédio implorassem a Extrema Unção. Tendo recebido de Jesus a garantia da satisfação destes pedidos, Bárbara terá sido decapitada pelo seu cruel pai. Isto ter-se-á passado no dia 4 de Dezembro, dia de futuro dedicado à Santa. Continua a lenda que, entretanto, o céu escurecera, se tornara tempestuoso e que, quando Dióscoro encetou o regresso do monte, um raio o fulminou, reduzindo-o a cinzas. E assim, enquanto Bárbara terá subido ao Céu levada por anjos, Dióscoro terá descido ao Inferno para ser atormentado para sempre pelos demónios.
A adoração da Santa Bárbara por parte do mineiros, ao ponto de a elegerem como Padroeira, poderá encontrar-se na sua história lendária. Para além de relações possíveis, que podem ser consideradas menores, do refúgio de Bárbara no interior da terra , quando primeiramente perseguida pelo pai, parece fora de dúvida que o motivo essencial da adoração se encontre na súplica, feita pela Santa a Jesus, para que, quando em situações de morte iminente, todos os que implorassem a Deus, por seu intermédio, a Extrema Unção, a obtivessem, ficando absolvidos de todos os seus pecados. Tais situações de morte iminente tê-las-iam sempre os mineiros diante dos olhos quando no seu trabalho no subsolo.
Este também é o motivo pelo qual Santa Bárbara é também venerada, como Padroeira, por outras profissões (artilheiros, pirotécnicos, bombeiros, etc.); outras profissões, relacionáveis com a torre, tanto quanto à respectiva construção (cabouqueiros, pedreiros, arquitectos) como quanto à respectiva utilização como prisão (presidiários, se tal se pode considerar uma profissão, e guardas de prisão), têm igualmente a Santa como Padroeira. No mundo inteiro, Santa Bárbara mantém-se Padroeira dos mineiros.
Em primeiro lugar PARABÉNS!! pelo site. Será que eu poderia postar alguns de seus textos no Mundo Aruanda? Claro que, com os devidos créditos, pois não postamos nada sem colocar a fonte. Gostaria de apresentar-lhe o Portal Mundoa Aruanda. O Portal Mundo Aruanda não é apenas um portal sobre a religião espírita ou espiritualista.
ResponderExcluirO Mundo Aruanda é uma grande família que se tornou tb uma rede social, como orkut, facebook, enfim...
Temos muitos artigos, sobre Umbanda, Candomblé, Kardecismo e estamos abertos a novas parcerias, qquer pessoa que quiser colaborar nos enviando textos, será muito bem vinda, basta enviar o texto para mara@mundoaruanda.com . Postamos seu texto com os devidos créditos, podem ficar muito tranquilos quanto a isso. Temos tb notícias atualizadas diariamente, assim como vídeos, um chat. No momento em nossas Imagens estão as fotos da abertura da 1ª Semana de Umbanda em São Paulo, o Mundo Aruanda esteve lá.
Nossa Rádio, Ao Som dos Orixás, são tocados pontos e diversas músicas louvando os Orixás. Estamos divulgando tb o trabalho de nossos artistas: Valéria Barbosa, Liz Hermann, Luci Rosa, Rita Ribeiro. Vc tb pode pedir sua música em aosomdosorixas@mundoaruanda.com vc pede e nós tocamos, pode tb nos seguir no Twitter @mundoaruanda @maratozatto.
Tudo isso, feito com muito amor pela nossa querida Umbanda. Ajude-nos a divulgar o www.mundoaruanda.com , pois, juntos levaremos adiante a bandeira de nosso amado Pai Oxalá.
Obrigada
Um gde Axé!
Oi
ResponderExcluirGostei do seu blogue.
Está informativo e lindo.
Namasté
Maria Souza
Muito lindo e de boa energia o seu blogue
ResponderExcluirAdorei em saber um pouco da historia da nossa santa Barbara.
ResponderExcluirMuito bom gostaria de convida-lo a ver meu site se assim desejar...
ResponderExcluirhttp://portugalmisterioso.no.comunidades.net/
Que Deus esteja consigo...
Andriel Seth
Muito bom.. Gostaria que voce seguisse o meu blog.. Um blog fresquinho.. http://thalita-umbandaquerida.blogspot.com.br/
ResponderExcluirQue DEUS e SANTA SARA KALI lhe abençoe hoje e sempre. Axé
olá, vcs aceitam parceria de link? meu blog é http://www.linhasdaumbanda.com
ResponderExcluirmeu e-mail é contato@leandrocb.com
é só me enviar o link do seu blog com o nome que deseja que apareça...
aguardo retorno!!